Janeiro Branco 2025: um mês para priorizar a saúde mental e o bem-estar emocional

A Campanha Janeiro Branco convida a sociedade a refletir e agir em prol da saúde mental, com atividades e orientações ao longo de todo o mês.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Todo início de ano é assim: a gente faz um monte de planos e promessas, que muitas vezes não são cumpridas. Mas uma coisa não pode ficar de lado: a saúde, tanto física quanto mental. O começo do ano é época da Campanha Janeiro Branco, um movimento brasileiro sobre saúde mental que, há mais de uma década, convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se tornou um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal. Seu objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, e a cada ano é proposto um tema diferente. Em 2025, o foco será a pergunta: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é incentivar indivíduos, famílias, empresas e instituições públicas e privadas a adotar ações concretas que coloquem a saúde mental como uma prioridade coletiva.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral. As atividades têm o intuito de promover a reflexão, o cuidado e a valorização da saúde mental.

Perigo e reflexão

O psicólogo especialista em dependência tecnológica, Cristiano Nabuco, alerta sobre os sinais de que a saúde mental pode estar em risco. Segundo ele, o consumo excessivo de álcool, compras descontroladas e qualquer comportamento que nos afaste do nosso ponto de equilíbrio são indicativos de que algo pode não estar bem. “Os profissionais de saúde não vão te dizer como viver melhor a sua vida, mas vão provocar reflexões que muitas vezes têm esse fator de cura”, destaca.

Cristiano também orienta a atenção para mudanças no comportamento e sentimentos, que podem ser sinais de que é hora de procurar ajuda profissional. “Primeiro: sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional. Segundo: dificuldade de se concentrar como antes. Dificuldade de ter satisfação em coisas que antes eram muito agradáveis. E outro fator importante: alterações no sono, como insônia ou sono excessivo, e mudanças no apetite.”

Apoie a campanha

Quem deseja apoiar a Campanha Janeiro Branco pode fazer o download gratuito de diversos materiais informativos, como folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos, disponíveis no site oficial do Movimento Janeiro Branco. Esses materiais oferecem orientações claras e acessíveis sobre como cuidar da saúde mental e apoiar a conscientização no mês de janeiro.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!