Ministério da Agricultura alerta sobre 12 marcas de azeite impróprias para consumo

Teste detecta presença de outros óleos vegetais em produtos que não atendem aos padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta nesta semana para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que não atendem aos padrões de qualidade estabelecidos. Segundo a pasta, essas marcas foram desclassificadas após testes detectarem fraudes na composição dos produtos, que continham outros óleos vegetais não declarados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o Mapa, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificou a presença de óleos vegetais desconhecidos, o que compromete a qualidade dos azeites e representa um risco à saúde dos consumidores. A pasta também destacou que a falta de clareza sobre a procedência desses óleos agrava o problema.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As marcas que tiveram seus produtos reprovados são: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil está com seus CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que levanta ainda mais suspeitas sobre a autenticidade e legalidade dos produtos oferecidos ao consumidor final.

“Recomendamos que os consumidores interrompam o uso dessas marcas imediatamente e busquem a substituição dos produtos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor”, orientou o Mapa em nota oficial. Além disso, as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser realizadas por meio do canal Fala.BR, com a indicação do local de compra.

O Ministério ainda destacou que a comercialização desses azeites é uma infração grave, e estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados legalmente.

O Portal Itapipoca reforça que representantes das 12 marcas citadas podem entrar em contato para esclarecer seus posicionamentos ou apresentar sua defesa.

Lista de marcas desclassificadas:

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!