Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (10/05), o deputado Cláudio Pinho (PDT) ressaltou a importância do pleno funcionamento do Hospital Regional de Itapipoca. Segundo o parlamentar, a unidade de saúde atualmente funciona apenas com dez leitos, mas se estivesse funcionando em sua capacidade total, ajudaria a desafogar os hospitais de Fortaleza e melhoraria a saúde da população da região de Itapipoca, que envolve diversos municípios.
O deputado contestou argumentos de que o hospital não foi concebido com recursos do Estado, mas por emendas parlamentares, e defendeu que, a partir do momento que o Estado desapropria uma unidade de saúde, passa a ter a responsabilidade sobre ela. “O Estado desapropriou o Hospital Leonardo Da Vinci e ele está funcionando até hoje salvando vidas, cumprindo o seu papel. É isso que queremos que o hospital de Itapipoca faça: cirurgias, e traga um novo alento para a gente do interior”, enfatizou.
O deputado Felipe Mota (União) também se manifestou durante a sessão, questionando o incômodo dos gestores com denúncias sobre o hospital de Itapipoca e avaliando a necessidade de ampliar as fiscalizações. Já o deputado Antônio Henrique (PDT) destacou a importância de fiscalizar os equipamentos públicos e cobrar o correto funcionamento das unidades, independentemente de quem era o proprietário anterior.
Por fim, o deputado Missias Dias (PT) ressaltou o esforço do prefeito de Itapipoca em abrir leitos na unidade durante a pandemia, mas destacou a importância de se reconhecer a responsabilidade do Estado em garantir o acesso à saúde para a população.