O Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará realizou, neste sábado (29), uma plenária estratégica no hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, reunindo prefeitos, vereadores e lideranças da sigla em todo o estado. O encontro foi promovido pelo Campo Democrático, a maior corrente interna do PT cearense, sob a liderança do deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, e do presidente nacional do partido, o senador Humberto Costa.
O principal objetivo da reunião foi discutir o posicionamento do partido para os próximos anos, incluindo as eleições municipais de 2024, a organização para 2025 e os preparativos para as Eleições Gerais de 2026. Durante o evento, foram repassadas orientações estratégicas para a atuação do PT no estado e no cenário nacional, reforçando o alinhamento com o governador Elmano de Freitas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Veja também
Além das discussões sobre as eleições futuras, a plenária também abordou a preparação interna do PT para o Processo de Eleição Direta (PED), que ocorrerá no dia 6 de julho. Esse pleito definirá os novos presidentes estadual e municipais do partido, além da nova composição da direção nacional da sigla.
Segundo José Guimarães, o encontro foi “crucial para alinhar o partido olhando para 2026, sempre em sintonia com o governador Elmano e o presidente Lula”. Entre os temas debatidos, destacou-se a orientação nacional para que o PT amplie sua presença no Senado Federal, lançando candidaturas competitivas em 2026. No Ceará, há uma expectativa interna de que o partido apresente um nome próprio para disputar uma das vagas no Senado no próximo pleito.