José Guimarães propõe CNH gratuita para baixa renda com recursos de multas de trânsito

Projeto de Lei busca ampliar acesso à habilitação e incentivar a empregabilidade.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda pode se tornar realidade em todo o Brasil. O deputado José Guimarães (PT-CE) apresentou o Projeto de 3925/21, que propõe a destinação de recursos oriundos de multas de trânsito para custear o programa de CNH Popular.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e busca garantir que brasileiros em situação de vulnerabilidade possam obter a habilitação sem custos, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Como funcionará o financiamento?

Os valores arrecadados com infrações de trânsito serão direcionados para a concessão da CNH gratuita. Os critérios de acesso ao benefício serão definidos pelo governo federal, em parceria com os estados.

Medida provisória e estabilidade do programa

O projeto de Guimarães tem como base a Medida Provisória 1287/25, que já prevê o benefício, mas ainda depende de aprovação final pelo Congresso. Segundo o parlamentar, transformar a MP em lei trará mais segurança jurídica e continuidade ao programa.

“Com essa proposta, garantimos um direito essencial às pessoas de baixa renda e reforçamos a mobilidade e a empregabilidade no país”, afirma Guimarães.

Próximos passos

O PL será avaliado por comissões temáticas da Câmara antes de seguir para votação no plenário. Para entrar em vigor, ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo Presidente da República.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!