Lula passará por novo procedimento médico nesta quinta-feira em São Paulo

Presidente será submetido a uma embolização de artéria meníngea média, procedimento endovascular complementar à cirurgia realizada na terça-feira.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento médico na manhã desta quinta-feira (12), informou o Hospital Sírio-Libanês em boletim divulgado às 16h30 desta quarta-feira (11). A intervenção, conhecida como embolização de artéria meníngea média, faz parte do tratamento pós-cirúrgico iniciado nesta semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em nota assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, o hospital destacou que Lula permanece sob cuidados intensivos e teve um dia tranquilo, sem intercorrências. O presidente realizou sessões de fisioterapia, caminhou pelos corredores da unidade e recebeu a visita de familiares.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã”, diz o boletim. O procedimento será conduzido pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, responsáveis pelos cuidados de Lula.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, a embolização não é uma nova cirurgia e não ocorrerá em um centro cirúrgico. Trata-se de um cateterismo considerado uma etapa protocolar da cirurgia já realizada.

Acidente e cirurgia anterior

Lula foi hospitalizado na noite de segunda-feira (9), após sentir dores de cabeça intensas. Após exames realizados no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o presidente foi transferido para a unidade em São Paulo, onde foi submetido a uma trepanação durante a madrugada de terça-feira (10).

O procedimento visava drenar uma hemorragia intracraniana provocada por um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro. Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial, batendo a cabeça.

Após a cirurgia, a equipe médica relatou uma recuperação positiva e segue monitorando o presidente para evitar possíveis complicações. A agenda de Lula foi suspensa temporariamente, com o vice-presidente Geraldo Alckmin assumindo os compromissos oficiais enquanto durar a recuperação do chefe do Executivo.

O próximo boletim médico está previsto para ser divulgado após a realização do procedimento desta quinta-feira.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!