Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o programa de incentivo a carros populares passou por uma reformulação e agora dará prioridade ao transporte coletivo e de carga, com ênfase em ônibus e caminhões. Haddad informou que a versão atualizada do programa será apresentada ainda hoje, após um evento no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
No final de maio, o governo havia anunciado medidas com o objetivo de reduzir os preços de carros populares com valores de até R$ 120 mil, por meio de benefícios fiscais que poderiam resultar em uma diminuição de até 10% nos preços. Na semana passada, o ministro Haddad afirmou que o presidente Lula já havia aprovado as propostas do ministério para viabilizar o programa.
De acordo com o ministro, a iniciativa terá duração aproximada de quatro meses e a renúncia fiscal não ultrapassará os dois bilhões de reais. Além das mudanças no programa de incentivo a carros populares, a reunião entre Haddad e Lula também abordou o Programa Desenrola, que busca renegociar dívidas de pessoas físicas.