Danilo Martins de Jesus, pai do adolescente Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, acredita que o assassinato do filho em Jericoacoara, no Ceará, tenha sido motivado por um gesto feito pelo jovem em fotos. Segundo ele, o gesto é associado a uma facção criminosa que atua no estado, mas Henrique não tinha conhecimento disso.
“Isso [o gesto] é normal onde moramos. Meu filho não fazia ideia de que esse símbolo tinha outro significado aqui. Era só um moleque de 16 anos, sem qualquer envolvimento com facções”, afirmou o pai, que sugere que turistas sejam orientados sobre sinais e gestos que podem ser mal interpretados na região.
O significado do gesto no contexto do crime organizado
No mundo do crime, alguns gestos e números têm conotações específicas. No Ceará, o número “três” está associado a uma facção local aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), enquanto o “dois” remete ao Comando Vermelho, facção rival. Henrique teria feito o gesto em fotos de forma despretensiosa, sem saber do seu significado no estado.
More Read
Danilo destacou a necessidade de alertar visitantes da Vila de Jericoacoara sobre esses gestos. “Deveriam orientar turistas para evitar tragédias como essa. Meu filho poderia estar vivo se alguém tivesse explicado que esse símbolo não é seguro de fazer aqui.”
Investigação segue em andamento
A Secretaria da Segurança Pública informou que o crime segue em investigação, mas não confirmou se o gesto está entre as linhas de apuração sobre a motivação do assassinato.
Henrique desapareceu na madrugada de 17 de dezembro e foi encontrado morto no dia seguinte, em uma área isolada da vila turística. Imagens de câmeras de segurança mostram o adolescente sendo levado à força por um grupo.