A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, na manhã desta quinta-feira (26), a segunda fase da Operação Concórdia, cumprindo dez mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A operação foi conduzida pela Delegacia Regional de Crateús, com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), e foi um desdobramento de investigações iniciadas em 2022.
Mandados de prisão e busca foram cumpridos nas cidades de Crateús, Ipu, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa, Fortaleza, além dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os alvos, está um homem de 26 anos, foragido da Justiça de Itapipoca, capturado durante a operação. Além dele, outros quatro homens foram presos, todos com idades entre 22 e 39 anos, e com antecedentes criminais ligados ao tráfico de drogas. Outros cinco alvos já estavam recolhidos em unidades prisionais. Durante as ações, celulares foram apreendidos nos imóveis dos investigados.
Histórico da Operação Concórdia
A primeira fase da Operação Concórdia foi deflagrada em 2023, quando dez mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos em Crateús, resultando na apreensão de grande quantidade de drogas. A fase atual foca na captura de líderes de facções criminosas com origem no Rio de Janeiro e que atuam na região de Crateús.
A investigação é conduzida pelo Núcleo Avançado de Inteligência da Delegacia Regional de Crateús, com o suporte do DIP. As ações continuam para identificar e prender outros integrantes da organização criminosa na área.
Colaboração da população
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate ao crime, solicitando que informações relevantes para as investigações sejam repassadas de forma anônima. Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia, pelo número 181, ou via WhatsApp, pelo (85) 3101-0181. Há também a opção de enviar mensagens, áudios, vídeos ou fotos pelo site “e-denúncia” da SSPDS: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Denúncias específicas sobre a região de Crateús podem ser encaminhadas diretamente para os números (88) 3692-3308 e (88) 3692-3504. O sigilo é garantido.