Justiça condena governo Lula a indenizar Bolsonaro e Michelle por danos morais

A 17ª Vara Federal do Distrito Federal determina o pagamento de R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por declarações de Lula sobre móveis do Palácio da Alvorada.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal condenou o governo Lula a pagar R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por danos morais. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (9) pelo juiz federal Diego Câmara e refere-se a declarações feitas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma coletiva de imprensa em janeiro do ano passado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na ocasião, Lula afirmou que os “antigos ocupantes da residência oficial teriam ‘levado’ e ‘sumido’ com 83 móveis” do Palácio da Alvorada. A Justiça destacou que tais declarações tiveram grande repercussão na mídia nacional e internacional, causando um dano significativo à imagem e à reputação de Bolsonaro e Michelle.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O juiz federal Diego Câmara observou que, com a comprovação subsequente de que os móveis mencionados sempre estiveram sob guarda da União, ficou claro que houve uma ofensa à honra objetiva e subjetiva dos requerentes. A defesa do casal Bolsonaro havia argumentado que eles usaram seus próprios móveis no palácio e que o mobiliário pertencente ao acervo federal estava em depósito, o que foi corroborado posteriormente pela União.

Em suas declarações no programa “Café da Manhã com Presidente”, Lula afirmou que Bolsonaro e Michelle “levaram tudo”, indo além do “direito de crítica” ao sugerir o envolvimento dos adversários em um desvio de bens que, conforme apurado, nunca ocorreu.

A Advocacia Geral da União (AGU) informou que pretende recorrer da decisão.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!