O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (9) o julgamento virtual de mais 250 acusados de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Este é o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O julgamento virtual acontece por meio de um sistema eletrônico, onde os ministros depositam os votos sem a necessidade de deliberação presencial. O primeiro voto foi proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, que se manifestou a favor das acusações pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Caso a maioria dos ministros aceite as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo, podendo ser condenados ou absolvidos ao final da tramitação.
Até o momento, a Corte já tornou réus 550 investigados. O julgamento das denúncias apresentadas pela PGR tem como objetivo punir os envolvidos nos atos golpistas, que foram considerados uma ameaça à democracia e ao Estado de Direito.