Itapipoca recebe projeto “Minha Escola Ensina Direitos” com ênfase em Segurança Pública e Cidadania

Ação educativa da Defensoria Pública do Ceará ocorre em escolas da cidade entre os dias 23 e 24 de outubro, promovendo conhecimento sobre direitos e cidadania.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O projeto “Minha Escola Ensina Direitos” chega a Itapipoca neste mês de outubro, levando para os alunos das escolas públicas do município o tema “Direito à segurança pública e cidadania”. A iniciativa, promovida pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), do Governo do Estado, conta com o apoio da Prefeitura de Itapipoca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nos dias 23 e 24 de outubro, defensores públicos irão conduzir encontros educativos em várias escolas da cidade. O projeto é voltado para alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II, com turmas de até 20 adolescentes, oferecendo uma abordagem prática sobre cidadania e direitos, além de responder dúvidas dos estudantes. Ao longo de um ano de atividades, os jovens participantes receberão um certificado que atestará sua formação em direitos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além das palestras, o projeto também está promovendo o I Concurso “Minha Escola Ensina Direitos”, com o tema “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos”. O concurso tem o objetivo de premiar os alunos que criarem projetos ou trabalhos criativos que reflitam os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao longo do ano. Com patrocínio do Sinterônibus, os detalhes completos sobre o concurso estão disponíveis no site oficial da Defensoria Pública.

Renata Peixoto, coordenadora da Central das Defensorias do Interior, destaca a relevância do projeto: “O objetivo principal é levar a educação em direitos para as escolas públicas, uma das atribuições da Defensoria Pública. Os jovens serão capacitados para conhecer e divulgar seus direitos dentro do ambiente escolar e estarão mais preparados para agir diante de possíveis violações”.

Durante o ano de 2024, nove temas foram trabalhados nas escolas participantes, entre eles: a atuação da Defensoria Pública, bullying e cyberbullying, direitos da infância, violência de gênero, assédio e importunação sexual, saúde mental e prevenção ao suicídio, direitos humanos, direito à defesa e segurança pública, e direitos do consumidor.

Programação em Itapipoca:

  • 23/10, 9h – Encontro na Secretaria de Educação com alunos da EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo e EEB José Lins de Albuquerque
  • 23/10, 14h – Encontro na Secretaria de Educação com alunos da EEB Monsenhor Antônio Tabosa e EEB Pedro Teixeira Barroso
  • 24/10, 9h – Palestra na Escola Maria Eugênia de Oliveira
  • 24/10, 10h15 – Palestra na Escola Antônio Luiz Coelho
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!