A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), realizou, nesta terça-feira (8), o transporte aeromédico de uma mulher de 57 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. A paciente, que estava internada em um hospital de Itapipoca, precisou ser transferida com urgência para uma unidade de saúde em Fortaleza.
A aeronave Fênix 09 decolou da base da Ciopaer em Fortaleza, pousando no estádio do bairro Boa Vista, em Itapipoca, para embarcar a paciente. O voo de retorno à capital cearense durou cerca de 40 minutos, tempo em que a mulher recebeu todo o suporte médico necessário a bordo.
Os helicópteros da Ciopaer são equipados com unidades de terapia intensiva (UTI) aérea, contando com médico e enfermeiro em todas as operações. O uso do transporte aéreo é uma estratégia fundamental para encurtar o tempo de deslocamento entre municípios, proporcionando socorro rápido e especializado a pacientes em estado grave, como no caso do AVC hemorrágico, onde cada minuto pode ser crucial.