Pescador grava naufrágio e viraliza ao relatar aventura à deriva em Itapipoca

José Ivanildo, conhecido como Galeno, compartilha a dura realidade da pesca em alto mar após ser resgatado com amigos em meio a tempestade.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Na última quinta-feira (26), um vídeo gravado pelo pescador José Ivanildo Monte Oliveira, de 40 anos, mais conhecido como Galeno, ganhou as redes sociais e viralizou ao mostrar sua embarcação à deriva em alto mar na Praia do Apiques, em Itapipoca, no litoral Oeste do Ceará. O relato de Galeno destaca não apenas o perigo da atividade pesqueira, mas também a solidariedade que se faz necessária em momentos críticos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa é a realidade da vida, não é as cinco maravilhas como a gente imagina aqui no mar não, é totalmente diferente. No momento estamos à deriva, de mãos atadas, esperando um milagre de Deus, algum companheiro para resgatar a gente”, afirmou Galeno em seu vídeo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O incidente ocorreu na última sexta-feira (20), quando ele e dois colegas, César e Auricélio, também conhecidos como “Chei”, estavam realizando a pesca utilizando um equipamento chamado espinhel. Durante a atividade, um buraco se formou na malha da rede, e uma onda quebrou sobre a embarcação, fazendo com que a canoa se enchesse de água e ficasse à deriva.

“A gente estava puxando o espinhel com a embarcação de banda, aí formou um buraco de malha. O mar quebrou em cima da embarcação, ela encheu de água e a gente ficou à deriva”, relembrou o pescador, que possui mais de 30 anos de experiência em atividades pesqueiras.

Galeno e seus amigos ficaram cerca de três horas boiando, segurando na canoa até que outra embarcação apareceu para resgatá-los. “Essa canoa fica submersa na água, mas não afunda, fica boiando. […] Aí a gente colocou uma bandeira branca para chamar atenção, e um colega que estava voltando para casa viu e resgatou a gente”, contou.

Após o incidente, a canoa de Galeno foi localizada abandonada na última terça-feira (24) na Praia de Moitas, em Amontada. O pescador, que já recuperou sua embarcação, voltou a suas atividades pesqueiras, reafirmando sua conexão com o mar e os desafios que ele impõe.

O vídeo e a história de Galeno são um lembrete do risco constante enfrentado pelos pescadores na busca por sustento e a importância da ajuda mútua em situações de emergência.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!