No último sábado (15), uma operação conjunta entre equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) resultou na prisão de três homens, de 23, 19 e 18 anos, durante a tarde em Itapipoca. A ação também culminou na apreensão de duas pistolas de calibre .9mm e .40, um revólver .38 e 41 munições, sendo três deflagradas. Um adolescente, durante o confronto, efetuou disparos contra as equipes policiais, sendo fatalmente atingido em retaliação.
O episódio se desencadeou após um assalto, e uma tentativa de homicídio em Lagoa Salgada, zona rural do município pela manhã do mesmo dia. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) iniciou as diligências para localizar os suspeitos, que posteriormente foram encontrados em um imóvel na localidade de Betânia. Os policiais militares foram recebidos a tiros ao chegarem ao local, resultando em confronto armado e na morte do adolescente. Outros suspeitos tentaram fugir pela mata, mas foram interceptados e capturados.
Além das armas de fogo, uma motocicleta roubada foi recuperada no imóvel. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Itapipoca, onde foram autuados por tentativa de homicídio e roubo. Um inquérito policial foi instaurado para aprofundar as investigações sobre o ocorrido.