A Receita Federal anunciou a abertura, a partir desta quinta-feira (21), da consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Cerca de 206 mil contribuintes, anteriormente retidos na malha fina, serão contemplados com um montante total de R$ 339 milhões.
O pagamento desses valores será efetuado diretamente nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda, com a data prevista para o próximo dia 28. No total, 205.930 contribuintes que fizeram suas declarações em anos anteriores serão beneficiados. Destes, 4.201 possuem mais de 80 anos, 28.541 estão na faixa etária entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem algum tipo de deficiência física, mental ou doença grave, enquanto 6.910 têm o magistério como principal fonte de renda.
Além disso, 106.096 contribuintes sem prioridade legal também foram incluídos neste lote, mas obtiveram prioridade devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento da restituição via Pix. Por fim, outros 56.778 contribuintes, não prioritários, foram contemplados.
A consulta pode ser realizada diretamente na página da Receita Federal na internet, onde o contribuinte pode acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta através do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja incluso nesta lista de beneficiados, é recomendado que acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Caso seja identificada alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Em situações em que a restituição não puder ser depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá então agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Aqueles que não resgatarem o valor de sua restituição após o prazo de um ano devem requerer o montante através do Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.