Nesta sexta-feira (8), a Polícia Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários do Ceará, deflagrou a Operação Verdade Ilusória, que tem como alvo um grupo envolvido em fraudes relacionadas a mais de 12 mil declarações de Imposto de Renda. Os mandados estão sendo cumpridos em várias cidades, incluindo Fortaleza, Eusébio, Trairi e Itapipoca.
A investigação teve origem a partir de uma prisão em flagrante ocorrida em São Paulo, e visa reunir novos indícios da atuação de uma organização criminosa dedicada à inserção de informações falsas nos sistemas da Receita Federal do Brasil. Segundo a PF, o objetivo era obter ilegalmente valores a título de restituição de imposto de renda.
De acordo com levantamentos, os créditos fraudulentos eram depositados em contas abertas com documentos falsificados, sendo posteriormente sacados por indivíduos distintos dos legítimos beneficiários. A Receita Federal identificou mais de 12 mil declarações de IR fraudulentas, em sua maioria registradas em nome de estrangeiros que já deixaram definitivamente o Brasil, totalizando um prejuízo superior a R$ 2,7 milhões.