A partir desta sexta-feira (11), empreendedores de Itapipoca contarão com uma nova ferramenta que promete simplificar significativamente o processo de formalização de novos negócios. O lançamento do Programa Empresa Mais Simples está agendado para as 09 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, localizada na Rua José Romero, 428 – Estação. Itapipoca se torna o quarto município no Ceará a adotar esta inovadora iniciativa, resultado da colaboração entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedetur), e a Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), integrando diversos órgãos de licenciamento e tributários nas esferas municipal e estadual.
O Programa Empresa Mais Simples tem como objetivo agilizar, desburocratizar e tornar mais acessível o processo de abertura de empresas de baixo risco, que não envolvam impactos significativos ao meio ambiente, saúde pública e ambiente urbano. Através dessa iniciativa, empreendedores poderão efetivar a formalização de seus negócios em até 5 minutos, de maneira online.
O secretário Elisson Madeira, da Sedetur, enfatizou a relevância dessa nova etapa para a economia local, declarando: “O Empresa Mais Simples engloba desde o registro mercantil junto à Junta Comercial até as inscrições tributárias nas Secretarias da Fazenda e Finanças, além dos alvarás de funcionamento emitidos pela Prefeitura, licenciamentos ambientais e sanitários nas Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, bem como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros. Essa integração beneficia os empreendedores itapipoquenses, marcando mais um passo rumo ao crescimento econômico.”
O prefeito Felipe Pinheiro também expressou sua satisfação com a implantação do Programa Empresa Mais Simples no município: “A geração de empregos e renda é uma das nossas principais metas. Estamos entusiasmados em trazer para Itapipoca o Programa Empresa Mais Simples, que trará benefícios concretos aos empreendedores locais. Esta é mais uma ação tangível do nosso compromisso por uma Nova Itapipoca.”