Nesta quinta-feira (08), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou uma importante operação em Itapipoca, resultando no resgate de 23 pássaros silvestres e na apresentação de três criadores ilegais à delegacia. Os militares do BPMA agiram com base em denúncias recebidas sobre animais mantidos em cativeiro de forma ilegal.
As informações obtidas apontavam três residências no bairro São Francisco como locais onde ocorria a criação ilegal de aves. Ao chegarem aos endereços indicados, os policiais constataram a prática de crime ambiental. Durante as buscas, foram apreendidos um total de 11 bigodeiros, um laço-de-fita, um sabiá, dois primaveras, um papa-arroz, dois galos-campinas, três azulões, um currupião e um sanhaçu.
Os 23 pássaros resgatados, juntamente com os três suspeitos detidos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Itapipoca. No local, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê penalidades para quem mantém animais silvestres em cativeiro sem autorização legal.
O trabalho realizado pelo BPMA da PMCE reforça o compromisso das autoridades em combater a criação ilegal de animais silvestres, preservando a fauna e combatendo o tráfico de animais. A ação também reforça a importância das denúncias da população, que contribuem para a identificação e repressão desses crimes ambientais.