O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), enviou nesta quarta-feira (9) para a Câmara Municipal de Itapipoca, o projeto de lei com diversas medidas para reajustar o salário dos profissionais da educação do município.
De acordo com o prefeito, a medida irá beneficiar professores (em até 43%), motoristas de transporte escolar (em até 57%) e secretários escolares.
A decisão foi tomada durante reunião com a equipe técnica da Prefeitura de Itapipoca, realizada na última terça-feira (8).
“Esse é um momento muito especial pra nossa cidade. Valorizar a educação é o nosso compromisso, e continuaremos fazendo isso em Itapipoca. Um abraço para todos os servidores municipais.” disse Felipe Pinheiro.
Veja vídeo do anúncio
Em janeiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro anunciou reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica.
Confederação de municípios orienta prefeitos a não darem reajuste de 33,24%
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) orientou prefeitos a não darem o reajuste aplicado por Bolsonaro. Na avaliação da entidade, o novo valor poderia colocar municípios em uma “difícil situação fiscal” e inviabilizar a gestão da educação no Brasil. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.
A CNM argumentou que a recomendação deve ser seguida até que “novas informações sejam fornecidas pelo governo federal”.