Desde janeiro de 2021, o município de Itapipoca soma 127 mortes por conta da Covid-19. Os dados foram divulgados pela prefeitura através das redes sociais, na última segunda-feira (31) de maio. Os registros são da plataforma IntegraSUS, do Governo do Estado do Ceará.
No último boletim epidemiológico, divulgado na noite de segunda-feira (31), o município registrou o total de 3.212 casos suspeitos, 3.004 descartados, e 4.684 confirmados. Dois óbitos seguem em investigação. Recuperados somam o total de 4.519.
Mesmo com ações de combate ao coronavírus, o município segue com taxa de transmissão considerada altíssima.
Decreto prorrogado e sem avanço na flexibilização
Por conta do crescimento de casos confirmados e óbitos, a prefeitura prorrogou no último domingo (30) o decreto n°109/2021 sem avançar na flexibilização. A decisão é tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Itapipoca. O encontro acontece toda semana, na quinta-feira, e visa analisar os índices da doença no município, além de avaliar sobre a reabertura e horário de funcionamento de setores no plano de retomada da economia.
Medidas do decreto
- Toque de recolher continua de 20h às 5h, de segunda a domingo.
- Igrejas e templos continuam funcionando com 25% da capacidade, inclusive nos fins de semana.
- Aulas presenciais nas escolas particulares continuam sendo permitidas até o 5º ano do ensino fundamental, observada a limitação de 40% da capacidade de alunos por sala de aula;
- Aulas práticas laboratoriais de todos os cursos da área da saúde do Ensino Superior, conforme o cronograma apresentado para a Secretaria de Saúde.
- As academias permanecem funcionando para a prática de exercícios individuais de segunda a sexta-feira, de 6h às 20h, e aos sábados até às 19h.
- Os restaurantes e demais esclarecimentos de alimentação fora do lar agora têm autorização para funcionar de 10h às 20h, com capacidade de 50%, de segunda a domingo.