A partir de amanhã (20), Itapipoca passa da Fase 2 para a Fase 3 do plano de retomada da economia em meio à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (17).
Veja as principais mudanças da 3ª fase de retomada da economia para Itapipoca:
- Barracas de praia e bares seguirão fechados;
- Restaurantes podem continuar funcionando, exceto durante o horário noturno;
- Celebrações religiosas estão liberadas com 50% do limite presencial de pessoas;
- Calçadões e praças poderão voltar a ser utilizados, desde que apenas para atividades individuais, como caminhada e corrida.
Confira a lista dos serviços que podem funcionar:
- Têxteis e roupas
- Comunicação, Publicidade e editoração
- Indústria e serviços de apoio
- Artigos do lar
- Cadeia agropecuária
- Cadeia moveleira
- Tecnologia da informação
- Logística e transporte
- Comércio e serviços de higiene e limpeza
- Comércio de outros produtos
“Diante dos números, os municípios da macrorregião de Fortaleza passam para a fase 3 e a Capital para a fase 4. A Macrorregião Norte, por seus indicadores continuarem em queda, passa para a fase 1”, comunicou Camilo. Em Fortaleza, algumas atividades continuarão sem autorização para funcionamento. São elas: escolas e universidades para aulas presenciais; academias; cinemas; bares e eventos. O governador disse que, a partir da próxima segunda-feira (20), equipes do Estado e da Prefeitura vão iniciar reuniões para definir prazos e protocolos para a volta desses setores.
Interior
Diferentemente das áreas autorizadas a avançar no Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, os municípios das macrorregiões de saúde do Litoral Leste/Jaguaribe e do Cariri permanecerão nas fases atuais por conta dos indicadores recentes, explica o governador. “Estamos tratando de forma regionalizada e a preocupação hoje é bem maior no interior do Estado, principalmente na macrorregião Sul, que vai continuar na fase de transição, mantendo Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Iguatu em isolamento rígido. As regiões do Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central, por uma questão de precaução por conta de um leve aumento (de casos) nesta semana, vão permanecer por orientação do Comitê na fase 1”, informou.
Com esse panorama, Camilo Santana destacou que o Governo do Ceará continua com a ampliação do atendimento da população no Interior. “Hoje mesmo recebemos mais uma carga de equipamentos e insumos”, avisou. O governador finalizou repetindo as orientações para que a população respeite o isolamento social, use máscara e sempre que puder lave as mãos.