Nos primeiros dias do mês de março de 2017 os itapipoquenses tem enfrentado a maior alta no preço da gasolina dos últimos anos, na cidade, muitos populares não tem aceitado a real situação em que está sendo vivenciada, nas redes sociais é fácil encontrar diversas formas de manifestação sobre o assunto em questão. Normalmente os valores do combustível tem subido com o principal objetivo de segurar a inflação. É válido salientar que, a gasolina do Brasil está 32% mais cara que no mercado internacional; o diesel, 45%.
Com os rombos na PETROBRAS, a situação atual veio a piorar, os combustíveis que no mercado internacional está num valor acessível, no Brasil está mais caro, por conta dos escândalos envolvendo a empresa de petróleo do Brasil, para tentar consertar os erros do passado esta empresa vai na contra mão do mundo e passa a vender o combustível mais caro que os demais países, e quem se prejudica é consumidor, e cria uma inflamação na inflação nacional.
A cidade de Itapipoca é considerada atualmente uma das cidades com o valor da gasolina mais cara do estado do Ceará. Até a presente data(18/03) não foi informado o porquê do valor cobrado atualmente por litro da gasolina, valor está de, R$ 4,05 o menor preço. Somando em Itapipoca, são mais de 11 postos de combustíveis, com valores próximos, em todos eles. A população tem feito denúncias sobre o caso em questão, não aceitar os valores é o maior protesto dos itapipoquenses que se sentem lesados pelos donos dos postos de combustível.
Um dos populares, o senhor Agenor Carneiro Costa, denuncia um suposto cartel na cidade de Itapipoca, uma combinação de valores financeiros no combustível estaria sendo realizado pelos proprietários de postos de combustíveis da cidade, isso vem lesando o consumidor e enriquecendo os proprietários. Esta ação é uma denúncia feita pelo Sr.Agenor que no vídeo abaixo pede mais atenção do Ministério Público para possíveis investigações sobre o caso.
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. A lei 8137/90 considera CARTEL como crime contra a ordem econômica.
A denuncia sobre um suposto cartel está sendo investigada, em caso de confirmação, os responsáveis responderão de acordo com o que a lei determina. Cartel é crime. Enquanto isso o consumidor é lesado por tamanha covardia.
Itapipoca em Foco