Javier Milei é eleito presidente da Argentina em vitória histórica

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Em um resultado surpreendente, o candidato de ultradireita Javier Milei conquistou a presidência da Argentina, garantindo sua vitória para os próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, Milei emergiu como o vencedor matematicamente eleito, obtendo expressivos 55,75% dos votos, enquanto seu oponente governista, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, ficou com 44,24%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao votar no início da tarde, Milei expressou confiança no trabalho já realizado e destacou a importância de superar o que chamou de “campanha do medo”. Em suas palavras, o momento é de esperança para evitar a “continuidade da decadência”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Economista de formação, Milei é conhecido por sua postura antissistema, que ressoou em um país assolado por uma grave crise econômica, com uma inflação alarmante de 142,7% nos 12 meses encerrados em outubro. Suas propostas incluem a dolarização da economia e a extinção do Banco Central argentino, visando controlar a inflação. No entanto, no segundo turno, amenizou algumas promessas, assegurando não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Milei, que ganhou notoriedade como comentarista econômico em programas de televisão, é adepto dos animais, sendo conhecido por ter vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Apesar da aliança com políticos de direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, o novo presidente atraiu principalmente os votos dos jovens, ao se posicionar contra a “casta” dos políticos tradicionais.

Durante a campanha, Milei foi comparado a figuras antissistema como Donald Trump e Jair Bolsonaro. Definindo-se como libertário e anarcocapitalista, ele declarou apoio a ideias controversas, como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas, além de criticar o Papa Francisco, a quem chamou de comunista.

Na vizinha Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral, destacando a participação “ordeira e pacífica” do povo argentino. Mesmo antes da confirmação da vitória de Milei, Lula desejou sorte ao próximo governo argentino, reiterando a disposição do Brasil para colaborar com os irmãos argentinos. Até o momento, o presidente brasileiro não se manifestou após a confirmação do resultado.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!