Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da NASA, estão a caminho da Terra após uma permanência de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Eles partem a bordo de uma cápsula da SpaceX, empresa privada do bilionário Elon Musk, e devem aterrissar ainda hoje na costa da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos.
A missão de Wilmore e Williams deveria durar apenas uma semana, sendo parte do primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. No entanto, falhas técnicas impediram o retorno seguro da cápsula, levando a NASA a ordenar que ela voltasse vazia. Como consequência, os astronautas precisaram permanecer na ISS até que uma alternativa segura fosse viabilizada.
Veja também
A demora no resgate foi agravada por problemas em uma nova cápsula da SpaceX, que deveria transportar os substitutos da tripulação retida há algumas semanas. Após detecção de falhas no sistema de baterias, a empresa precisou realizar amplas reparações, causando novos atrasos. Diante da situação, a SpaceX utilizou uma cápsula mais antiga para cumprir a missão e garantir o retorno seguro dos astronautas.
Enquanto isso, no último domingo (16), uma nova tripulação chegou à Estação Espacial Internacional a bordo de outra cápsula da SpaceX. A equipe é composta por astronautas dos Estados Unidos, Japão e Rússia, que assumirão os trabalhos na ISS.