Papa Francisco tem melhora e deixa ventilação mecânica após crises respiratórias

Pontífice segue em recuperação, mas prognóstico permanece reservado, segundo o Vaticano.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Papa Francisco, de 88 anos, apresentou melhora e foi retirado da ventilação mecânica não invasiva após duas crises respiratórias, informou o Vaticano nesta terça-feira (4). O pontífice agora recebe apenas elevados fluxos de oxigênio por meio de um tubo nasal para auxiliar na respiração.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o comunicado oficial, Francisco acordou e retomou a fisioterapia respiratória após dormir durante a noite. O Vaticano destacou que, desde esta manhã, ele já não precisou mais utilizar a máscara de ventilação mecânica, que cobre o nariz e a boca para bombear oxigênio aos pulmões.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, o líder da Igreja Católica enfrenta um quadro de bronquite com infecção polimicrobiana, agravado por uma pneumonia bilateral. Desde então, ele não fez aparições públicas.

Na segunda-feira (3), Francisco passou por dois episódios de insuficiência respiratória aguda devido a uma “importante acumulação de secreção mucosa endobrônquica”, o que gerou uma crise de broncoespasmo, segundo o boletim diário sobre sua saúde. Diante disso, ele foi submetido a duas broncoscopias para aspirar secreções abundantes e precisou retomar temporariamente a ventilação mecânica.

Apesar dos desafios clínicos, o Vaticano assegurou que o Papa permaneceu “sempre lúcido, orientado e colaborativo”. Embora a retirada da ventilação mecânica represente um avanço, o prognóstico do pontífice segue reservado, e sua recuperação continua sob monitoramento médico.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!