Em meio a grande expectativa global, Donald Trump assumiu, nesta segunda-feira (20), a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez, sucedendo Joe Biden, que o derrotara nas eleições há quatro anos. A cerimônia de posse, tradicionalmente realizada ao ar livre, foi transferida para um local fechado devido ao frio intenso que atinge Washington D.C. O desfile, por sua vez, ocorrerá em uma arena esportiva.
Trump solicitou que seu discurso de posse fosse realizado na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, ele sobreviveu a uma tentativa de assassinato em Butler, Pensilvânia, quando foi atingido de raspão por um disparo.
O discurso de posse do presidente reeleito pode indicar os rumos de seu segundo mandato. Recentemente, Trump provocou controvérsias ao sugerir publicamente que os Estados Unidos poderiam assumir o controle da Groenlândia, do Canal do Panamá e até mesmo transformar o Canadá em um estado americano.
Veja também
Polêmicas e medidas controversas
Entre as primeiras ações do novo governo está a reconsideração de planos de realizar deportações em massa em Chicago. Após detalhes da operação vazarem, Tom Homan, conhecido como o “czar da fronteira” de Trump, declarou ao Washington Post que a decisão final sobre as ações ainda está em análise.
Segundo informações de autoridades e defensores dos direitos humanos, cerca de 200 agentes da imigração devem iniciar operações em Chicago, abordando pessoas em seus deslocamentos matinais. Operações similares estariam previstas para Nova York e Miami.
Dulce Ortiz, presidente da Coalizão de Illinois para os Direitos dos Imigrantes e Refugiados, criticou a ação, destacando seu impacto negativo sobre as comunidades locais. “Essas operações são um ataque direto às famílias trabalhadoras”, afirmou.
Criptomoedas e celebrações
Enquanto as controvérsias se desenrolam, o setor de criptomoedas celebrou a posse com entusiasmo. Executivos de empresas como Crypto.com, Kraken e Exodus participaram de um baile exclusivo no Andrew W. Mellon Auditorium, em Washington, onde dançaram ao som de Snoop Dogg. O novo governo sinalizou uma postura mais favorável à indústria de ativos digitais, o que alimenta o otimismo dos líderes do setor.