Na manhã desta quinta-feira (2), a aeronave VC2 (Embraer 190) da Presidência da República realizou um pouso no Recife (PE) às 5h35, trazendo 32 brasileiros e seus familiares, que foram repatriados da Cisjordânia. Destes, seis desembarcaram na escala em Recife, enquanto o voo segue para Brasília, onde os demais 26 repatriados têm previsão de pouso às 8h15 da manhã.
A missão de resgate teve início com a decolagem da aeronave presidencial de Amã, na Jordânia, na tarde de quarta-feira (1º), com destino ao Brasil. Essa operação humanitária foi possível graças à atuação do Ministério das Relações Exteriores, que coordenou esforços por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, além das Embaixadas em Amã, Jordânia, e Tel Aviv, Israel.
O Itamaraty desempenhou um papel crucial, providenciando veículos e garantindo a passagem segura dos brasileiros que viviam na Cisjordânia por postos de fronteira administrados por Israel e Jordânia, na ponte Allenby/Rei Hussein. Além disso, assegurou o traslado dos repatriados, em segurança, a partir de diferentes pontos na Cisjordânia até o aeroporto de Amã.
A aeronave presidencial, que agora aterrissou no Brasil, aguardou no Cairo, Egito, a repatriação dos brasileiros que ainda deixarão a Faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores informou que esta aeronave será substituída por outra de igual porte, para transportar os brasileiros que aguardam deixar Gaza pela passagem de Rafah, no Egito.
Desde o dia 10 de outubro, um total de 1.445 pessoas foram repatriadas de Israel e da Cisjordânia em nove voos da Força Aérea Brasileira, como parte da Operação Voltando em Paz.