O humorista Paulo Diogénes, famoso por dar vida à personagem Raimundinha, veio a falecer nesta quarta-feira (14) na cidade de Fortaleza. Aos 62 anos, o artista estava internado no hospital São Camilo desde o início da semana, lutando contra complicações pulmonares.
A notícia do falecimento foi confirmada por seu colega de profissão, o humorista Luciano Lopes, intérprete da personagem Luana do Crato, embora a causa exata da morte não tenha sido divulgada até o momento.
Nas redes sociais, a irmã de Paulo, Glória Diógenes, antropóloga de profissão, expressou seu luto, declarando: “Acabei de perder o amigo de toda uma vida. Te amo, meu irmão.”
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Diogénes adotou Fortaleza como seu lar e base para sua carreira artística desde 1978. No entanto, foi em 1988 que alcançou o ápice de sua popularidade ao criar a personagem Raimundinha, uma das mais emblemáticas do humor cearense.
Em 2023, o artista celebrou os 35 anos de sua criação com o espetáculo “Raimundinha é mãe! – O Show”, inspirado no livro homônimo escrito por Tarcísio Matos.
Além de seu sucesso como humorista, Paulo também deixou sua marca na política. Entre 2012 e 2016, exerceu o cargo de vereador em Fortaleza pelo PSD. Posteriormente, de 2017 a 2019, ocupou o cargo de coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da capital cearense.
Em comunicado oficial, o presidente da Câmara de Fortaleza, Gardel Rolim, prestou suas condolências e decretou luto oficial de três dias em homenagem ao legado de Paulo Diogénes. “Paulo dedicou-se de forma exemplar na Casa por um mandato, contribuindo para o desenvolvimento de nossa capital. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com seus familiares e amigos. Rogamos a Deus por seu descanso e conforto para sua família”, expressou Rolim.