O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, foi consagrado como o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2024. A premiação aconteceu nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar. Esta é a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio “The Best”, concedido pela entidade máxima do futebol.
Em seu discurso, o jogador destacou sua trajetória no Flamengo, clube que o revelou, e agradeceu aos companheiros da Seleção Brasileira e do Real Madrid, equipe que defende desde 2018.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”, declarou o craque.
Veja também
A temporada 2023/24 foi a melhor da carreira de Vinícius Júnior. O jogador teve atuações decisivas pelo Real Madrid, acumulando 24 gols em 39 jogos. Ele venceu a votação com 48 pontos, superando o espanhol Rodri, que ficou em segundo lugar com 43 pontos, e o inglês Jude Bellingham, que terminou em terceiro com 37 pontos.
Com a conquista, o Brasil volta ao topo do futebol mundial depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, com Kaká. No entanto, é a primeira vez que um brasileiro vence a premiação na era “The Best”, criada em 2016.
Marta vence o primeiro Prêmio Marta da FIFA
A atacante brasileira Marta também brilhou na cerimônia ao conquistar o primeiro Prêmio Marta, criado pela FIFA para reconhecer o gol mais bonito do futebol feminino. O prêmio foi entregue por um gol marcado duas semanas antes do Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024. Marta executou uma pedalada para driblar a zagueira e finalizou com um chute no ângulo da entrada da área, garantindo o título.
“Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês”, disse Marta, emocionada.
Eleita seis vezes a melhor do mundo, a alagoana celebrou mais um marco histórico em sua carreira vitoriosa.