A seleção brasileira de futebol enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Maturín, pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição na tabela, com 16 pontos, e busca sua terceira vitória consecutiva na competição para alcançar a vice-liderança, dependendo de um tropeço da Colômbia e do Uruguai, que jogam na próxima sexta-feira (15).
Sob o comando do técnico Dorival Júnior, a equipe brasileira terá uma alteração importante: o atacante Rodrygo, cortado por lesão na coxa direita, será substituído por Vinicius Júnior. “Está mantida a equipe que iniciou a partida anterior com a entrada de Vinicius Júnior no lugar de Rodrygo. Já tinha a ideia da repetição. Não tive dúvidas em momento algum”, declarou Dorival Júnior, sinalizando confiança na nova formação.
Veja também
Para a partida, o Brasil deve começar com: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Gerson; Savinho, Raphinha e Vinicius Júnior; Igor Jesus. Mesmo ocupando uma posição intermediária na tabela, a Venezuela promete ser um adversário desafiador. O técnico brasileiro destacou o crescimento do futebol venezuelano nos últimos anos e lembrou que, em casa, a seleção venezuelana tem obtido bons resultados, incluindo empates contra as fortes seleções do Uruguai e da Argentina.
Entre os destaques individuais da Venezuela estão jogadores conhecidos do público brasileiro, como Soteldo, do Grêmio, e Savarino, do Botafogo, com este último entre os titulares para o confronto. A provável escalação venezuelana conta com: Romo; Aramburu, Ángel, Ferraresi e Navarro; Martínez, Cásseres e Herrera; Savarino, Machís e Rondón.
O Brasil, que terá outro desafio no próximo dia 19 contra o Uruguai, em Salvador, tem a expectativa de fazer um bom jogo e garantir a vitória para seguir em busca da classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2026.