O Ministério da Educação (MEC) anunciou, neste domingo (26), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Ao todo, são oferecidas 261.779 vagas distribuídas entre 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todas as regiões do Brasil.
Os candidatos podem consultar o resultado diretamente na página do Sisu, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Até as 16h50 deste domingo, o resultado ainda não havia sido publicado. Em nota, o MEC esclareceu que não há instabilidade no sistema e que a divulgação pode ocorrer a qualquer momento ao longo do dia, sem um horário fixo.
Seleção baseada nas notas do Enem
A escolha dos aprovados é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A distribuição das vagas segue critérios como a ordem de classificação, o número de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência, além das determinações da Lei de Cotas, que considera perfis sociais e econômicos dos candidatos.
Veja também
Durante o período de inscrições, de 17 a 21 de janeiro, os participantes puderam selecionar até duas opções de curso. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das escolhas terão a oportunidade de participar da lista de espera, cujo prazo para manifestação de interesse também começa neste domingo e vai até o dia 31 de janeiro.
Matrículas e próximas etapas
Os aprovados na chamada regular deverão realizar a matrícula entre os dias 27 e 31 de janeiro, diretamente nas instituições para as quais foram selecionados. Já os candidatos que optarem pela lista de espera precisarão acompanhar a divulgação de chamadas posteriores pelas instituições participantes.
Outras formas de acesso ao ensino superior
Além do Sisu, os estudantes que realizaram o Enem 2024 e obtiveram nota maior que zero na redação, sem a condição de treineiro, podem disputar vagas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas, ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos superiores a juros baixos.