O balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (3), mostrou uma queda no percentual de abstenções. A taxa de candidatos inscritos que não compareceram às provas de linguagens, ciências humanas e redação dissertativa-argumentativa caiu de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024.
O Ministério da Educação (MEC) também registrou um aumento expressivo no número de alunos do ensino médio da rede pública que participaram do exame. Em 2024, 94% dos estudantes concluintes de escolas públicas se inscreveram no Enem, comparado a 58% em 2023. Em 14 estados brasileiros, o índice de inscritos na rede pública alcançou 100%, com destaque para o Nordeste, onde apenas o Maranhão ficou abaixo desse índice, com 83% de adesão.
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, afirmou Camilo Santana.
Veja também
Logística aprimorada e protocolos de segurança
As provas foram aplicadas em 1.753 municípios, em um total de 10.776 locais e quase 150 mil salas. O MEC também destacou a melhoria na proximidade dos locais de prova, com 90% dos candidatos alocados a uma distância de até 10 quilômetros de suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, ressaltou o ministro, destacando que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Porém, alguns candidatos foram eliminados por infrações ao regulamento. Ao todo, 4.999 candidatos foram desclassificados por motivos como deixar o local levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, portar equipamentos eletrônicos, sair antes do horário permitido, ou não seguir as orientações dos fiscais.
Ocorrências logísticas e reaplicação das provas
No primeiro dia do exame, foram registradas 689 ocorrências logísticas, incluindo emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. Camilo Santana assegurou que os candidatos afetados por problemas logísticos poderão solicitar a reaplicação da prova. As solicitações devem ser feitas na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
O Enem 2024 segue com o segundo dia de provas, abrangendo questões de matemática e ciências da natureza, no próximo domingo, dia 10.