A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicada neste domingo, dia 3 de novembro, a partir das 13h30 (horário de Brasília), em 1.753 municípios distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal. Nesta fase inicial, os 4.325.960 inscritos confirmados enfrentarão 45 questões de múltipla escolha em linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além de uma prova de redação que deve ter entre sete e 30 linhas.
Horários e fusos
A prova terá duração de cinco horas e meia neste primeiro domingo, com encerramento às 19h no horário de Brasília. Para candidatos que solicitaram tempo adicional, o término será às 20h, e para aqueles que utilizarão a videoprova em Libras, o horário de finalização será às 21h. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que não haverá extensão do tempo para preencher o cartão-resposta ou a folha de redação.
Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h, seguindo o horário de Brasília. Candidatos que chegarem após o fechamento dos portões não terão acesso às salas de aplicação.
Veja também
O exame será aplicado em quatro fusos horários distintos. Em Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente de Brasília, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h no horário local. Já no Amazonas (exceto em alguns municípios), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h. No Acre, a abertura será às 10h e o fechamento às 11h no horário local.
Documentação obrigatória
Para ingressar na sala de aplicação, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto válido. Desde esta edição, boletins de ocorrência ou documentos de identificação descritos no edital como inaceitáveis não serão aceitos.
Cartão de Confirmação
Embora não obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação impresso, acessível na Página do Participante no site Gov.br. Esse cartão inclui informações como o local da prova, número da sala, e indica se o participante terá atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
O que levar
É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente. Outros itens pessoais devem ser guardados em um envelope lacrado, mantido abaixo da carteira do candidato. O participante só poderá sair da sala após duas horas de prova, e visitas ao banheiro serão acompanhadas por fiscais com detector de metais. É permitido levar lanches, que poderão ser inspecionados pelos fiscais.
Declaração de Comparecimento
Para comprovar a presença no exame, o candidato deve acessar e imprimir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante, e entregá-la ao aplicador ao entrar na sala.
Logística reversa e reaplicação
Após a prova, os Correios recolherão os malotes com os documentos preenchidos para envio às centrais de correção do Inep, com escolta militar. Candidatos que se enquadrem nos critérios do edital para reaplicação poderão fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Próximas datas e resultados
A segunda etapa do Enem ocorrerá no domingo seguinte, 10 de novembro, com questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, totalizando mais cinco horas de prova. O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro, e o resultado final, em 13 de janeiro de 2024.
Acesso ao ensino superior
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Participantes podem usar as notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de processos seletivos de universidades portuguesas com acordos com o Inep.