Nesta sexta-feira (7), o Observatório Nacional da Violência contra Educadores (Onve) lançou oficialmente a pesquisa “A Violência contra Educadores como Ameaça à Educação Democrática”. Coordenada pelo professor Fernando Penna, da Faculdade de Educação da UFF, a pesquisa busca coletar dados sobre a perseguição a profissionais da educação, incluindo diretores, técnicos, merendeiras e professores.
Disponível online, o formulário pode ser preenchido até o final de julho, e resultados preliminares são esperados para agosto. O objetivo é fundamentar políticas públicas junto ao MEC e governos locais, bem como desenvolver protocolos de denúncia em parceria com o Disque 100. O estudo, que já mobilizou 400 participantes em duas semanas, também contribuirá para a criação de protocolos de acolhimento jurídico e psicológico, atendendo às demandas de educadores que enfrentam violência.
Veja também
Durante o lançamento, o vice-reitor da UFF, Fabio Barboza Passos, e Erasto Fortes Mendonça, do Ministério da Educação, destacaram a urgência de medidas para proteger educadores, ressaltando a importância de dados concretos para a formulação de políticas de segurança e acolhimento.
A pesquisa conta com a colaboração de instituições como UFRJ, Uerj e IFRJ, e segue sendo divulgada em diversas regiões para ampliar o número de respondentes, visando um mapeamento abrangente da violência no setor educacional.