As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 foram oficialmente iniciadas nesta segunda-feira (29) e se estendem até a próxima quinta-feira (1º). Este ano, a edição do programa disponibilizará um total de 406.428 bolsas, sendo 76% delas integrais, representando um expressivo número de 308.977 oportunidades. As demais 97.451 bolsas são parciais, cobrindo 50% do valor da mensalidade.
Distribuídas em uma ampla gama de 15.482 cursos, provenientes de 1.028 instituições participantes, as bolsas do Prouni constituem uma oportunidade acessível para estudantes de todo o país alcançarem o ensino superior. As inscrições são exclusivamente online, realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para concorrer, é necessário que o candidato tenha participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas. Além disso, é imprescindível não ter zerado na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.
O processo seletivo contará com duas chamadas sucessivas, sendo que os resultados com a lista dos pré-selecionados serão divulgados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em duas etapas: em 6 de fevereiro e 27 de fevereiro.
O Prouni, que tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado, oferece bolsas de estudo tanto integrais quanto parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.