A expectativa é de que as licitações para obras e projetos executivos sejam realizadas no início do próximo semestre. O novo campus avançado será integrado ao de Sobral e deverão ser implantados nove cursos de graduação, representados pelas licenciaturas em Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química.
De acordo com o superintendente adjunto de Infraestrutura da Universidade (UFC Infra), Rafael Henriques, os recursos serão aplicados na primeira etapa de instalação do campus, que inclui a conclusão de dois blocos, sendo um didático e outro administrativo, e um teatro, equipamentos que já haviam tido suas obras iniciadas.
Além disso, o montante será aplicado na urbanização e infraestrutura do campus e na elaboração dos projetos executivos para mais 10 blocos, que deverão ser construídos em uma segunda etapa. Dentre esses blocos, estão refeitório, residência universitária, biblioteca, unidades didáticas, gabinete de professores e centro de convivência. O orçamento total previsto para a conclusão do campus de Itapajé é de R$ 55 milhões.
A área que receberá o campus avançado é uma doação feita à Universidade em janeiro do ano passado pela família do empresário José Maria de Sousa Melo. Além do terreno, o espaço conta com obras iniciais realizadas ainda pelo antigo proprietário, que planejava instalar uma instituição de ensino superior no local.
A autorização do recurso por parte do MEC, que aumenta o limite financeiro da UFC, ocorreu em reunião realizada na quinta-feira (12), em Brasília, com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério, Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC, e do deputado federal Danilo Forte.
O Reitor da UFC, Henry Campos, recebeu ligação imediata de Jesualdo Farias, informando-o da autorização dos recursos e parabenizando-o pela conquista. Campos demonstrou entusiasmo com a notícia e destacou que a Administração Superior da Universidade vai intensificar suas ações em prol da concretização do novo campus. “A instalação do campus avançado em Itapajé agrega-se aos esforços que já vêm sendo empreendidos pela UFC com o objetivo de interiorizar a educação superior de qualidade no Estado do Ceará”, destaca o Reitor.
Fonte: Rafael Henriques, superintendente adjunto de Infraestrutura da UFC (UFC Infra)