A Azul Linhas Aéreas comunicou nesta sexta-feira (24) que irá suspender, a partir de 10 de março, todas as operações em 12 cidades brasileiras. As localidades afetadas incluem municípios no Ceará, como Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatu, além de outras regiões, como Campos e Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Barreirinha, no Maranhão; Correia Pinto, em Santa Catarina; Mossoró, no Rio Grande do Norte; São Raimundo Nonato e Parnaíba, no Piauí; e Rio Verde, em Goiás.
Em nota oficial, a companhia informou que a decisão foi tomada devido ao aumento dos custos operacionais da aviação, que têm sido impactados pela crise global na cadeia de suprimentos, alta do dólar, disponibilidade reduzida de frota e ajustes necessários entre oferta e demanda.
Além das suspensões, a Azul anunciou a readequação de operações em outras localidades. A partir de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão realizados exclusivamente com saídas do aeroporto de Recife. Em Juazeiro do Norte (CE), os voos terão como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia. Já no aeroporto de Caruaru (PE), a empresa reduzirá a capacidade das operações, utilizando aeronaves menores do modelo Cessna Grand Caravan, que comportam até nove passageiros, devido à baixa ocupação registrada na rota.
Veja também
“A Azul reitera que as mudanças fazem parte do planejamento operacional da companhia. Os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme determina a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, destacou a empresa em nota.
Negociações para fusão no setor aéreo
O anúncio das mudanças acontece em um momento de possível transformação no mercado de aviação brasileiro. Na semana passada, a Azul e a Abras, controladora da Gol Linhas Aéreas, assinaram um memorando de entendimento para iniciar negociações de uma fusão entre as empresas. Caso o acordo seja concluído, a nova companhia aérea será responsável por aproximadamente 60% do mercado doméstico no Brasil, intensificando a concentração no setor.