Os bancos terão mudanças em seus horários de funcionamento nas próximas semanas devido às celebrações de final de ano. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as agências funcionarão em horário reduzido, das 9h às 11h, de acordo com o horário de Brasília. Já no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, não haverá expediente bancário, e compensações como TEDs não serão processadas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas o sistema de pagamentos instantâneos PIX estará disponível normalmente, já que opera 24 horas por dia, mesmo em feriados.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências atenderão no horário habitual. Após o recesso, o atendimento será retomado no dia 2 de janeiro. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, as instituições financeiras permanecerão fechadas, e as compensações bancárias não ocorrerão.
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Pagamento de contas e tributos
As contas de consumo com vencimento nos dias sem compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo de juros ou multa. Contudo, tributos e impostos que vencerem nessas datas devem ser pagos antecipadamente para evitar penalidades.
A Febraban informou que, em geral, os prazos de vencimento dos tributos já consideram os feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso contrário, é recomendada a antecipação do pagamento. Alternativamente, boletos com código de barras podem ser quitados por meio de canais eletrônicos, como caixas automáticos, aplicativos e sites dos bancos.
Uso dos canais digitais
A Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) define que sábados, domingos e feriados de abrangência nacional não são considerados dias úteis para operações bancárias. Assim, as agências bancárias permanecem fechadas nesses dias.
A Febraban destaca que os meios eletrônicos são uma alternativa prática e segura para realizar transferências, pagamentos e outros serviços financeiros. Além disso, clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem utilizar o DDA (Débito Direto Autorizado) para o pagamento de boletos bancários.
Para evitar transtornos, a recomendação é que os clientes se organizem previamente, aproveitando as opções digitais e o autoatendimento.