A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) anunciou nesta sexta-feira (29) um aumento de 14,39% em suas tarifas, que entrará em vigor a partir do próximo dia 29 de outubro. A decisão foi divulgada pela empresa após a autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
O último reajuste tarifário da Cagece, que foi de 3,55%, teve início em 28 de janeiro de 2023 e seguia o formato linear de reajuste, assim como o ocorrido em janeiro de 2022. A nova revisão tarifária foi fundamentada na Resolução da Arce nº 274, datada de 24 de junho de 2020, que considera os custos incorridos ao longo de 2022.
De acordo com a regulamentação, o aumento nas tarifas entra em vigor 30 dias após a sua divulgação, o que significa que os consumidores sentirão os efeitos desse reajuste a partir do final de outubro. Os custos de exploração, amortização e outras fontes foram levados em consideração pela Arce na aprovação desse aumento.
Esse anúncio coloca em destaque a importância da análise dos custos operacionais e a necessidade de equilíbrio financeiro das empresas de serviços públicos, ao mesmo tempo em que levanta questões sobre o impacto que essa decisão terá sobre os consumidores cearenses e a necessidade de planejamento financeiro para enfrentar esse aumento nas tarifas de água e esgoto.