Neste domingo (21), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dará início ao projeto “Pelo Brasil”, uma ação que tem como objetivo incentivar a geração de renda no Nordeste do país. As atividades começarão no estado do Rio Grande do Norte e incluem encontros com autoridades locais, além de visitas a projetos de desenvolvimento conduzidos por microempresários.
No ano passado, o estado do Rio Grande do Norte registrou a criação de 22 mil empregos e a abertura de 42 mil empresas, de acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima. Com base nesses resultados, o Sebrae pretende estender sua atuação e promover mudanças positivas em toda a região nordestina.
“Vamos dialogar com governadores, prefeitos, líderes comunitários, associações e a comunidade em geral. Precisamos levar essa vontade de transformação para as ruas e transformar o ‘Pelo Brasil’ em um grande movimento. As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de emprego no país”, afirmou Décio Lima.
Além disso, na terça-feira (23), o Sebrae lançará na Paraíba uma ferramenta chamada “Cidados”, que utiliza inteligência artificial para gerar propostas de novos negócios, utilizando dados sobre as características específicas de cada município.
De acordo com levantamento mensal realizado pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos formais gerados no Brasil. Segundo a pesquisa mais recente, que utiliza como base os números do Caged, o setor foi responsável pela criação de 85,5% dos postos de trabalho no mês de abril.
Com o projeto “Pelo Brasil”, o Sebrae busca fortalecer as micro e pequenas empresas, incentivar o empreendedorismo e impulsionar a economia na região nordeste do país, promovendo o desenvolvimento social e econômico de comunidades locais.