A equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou, nessa sexta-feira (3), a apreensão de seis espingardas, peles de animais e cinco pássaros em cativeiro na Vila Urubu, zona rural de Trairi. A operação ocorreu após uma denúncia anônima durante abordagem policial em Tururu, cidade vizinha.
A denúncia indicava que um homem, junto com seus filhos, praticava caça ilegal e mantinha aves em cativeiro. Chegando ao local indicado, os policiais foram recebidos pelo filho do suspeito, de 32 anos, e constataram a veracidade das informações. Diversos materiais ilegais foram encontrados, incluindo armas de fogo, munições, insumos para recarga, peles de animais como onça-parda, jacaré e porco caititu, além de pássaros silvestres presos em gaiolas.
Os itens apreendidos incluíram:
- Armas e munições: duas espingardas cartucheiras de calibres .32 e .36, quatro espingardas artesanais, 14 munições e materiais para recarga.
- Peles de animais: jacaré, onça-parda e porco caititu.
- Pássaros silvestres: galo-de-campina, sabiá-laranjeira, graúna, coleiro e estrela-do-norte.
Veja também
O homem afirmou ser o proprietário dos pássaros, mas declarou que as armas e os demais materiais pertenciam ao pai, que não foi localizado no momento da ação.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde o suspeito foi autuado com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que proíbe a caça e manutenção de animais silvestres em cativeiro, e no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento, referente à posse ilegal de armas de fogo.