Dois homens suspeitos de envolvimento no assassinato do vereador Marcos Aurélio de Araújo (PP), presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, morreram em confronto com policiais militares neste domingo (29), em Fortaleza. Outros dois suspeitos ligados ao crime foram capturados em ações realizadas em Fortaleza, Tabuleiro do Norte e Russas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os dois homens vistos nas imagens das câmeras de segurança no momento do crime foram localizados no bairro Genibaú, na capital cearense. No local, os suspeitos reagiram à abordagem policial.
“Os indivíduos ofereceram resistência e dispararam contra os policiais militares, que revidaram. Durante o confronto, um adolescente de 16 anos, com histórico de ato infracional análogo a roubo, e um homem de 20 anos foram atingidos. Ambos foram socorridos para uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos”, informou a SSPDS em nota.
Veja também
Com os suspeitos, a polícia apreendeu duas pistolas, que foram encaminhadas ao 32º Distrito Policial para os procedimentos cabíveis.
O crime e as buscas pelos suspeitos
Marcos Aurélio foi morto na noite da última quinta-feira (26), enquanto conversava com sua sogra e outra mulher na calçada de sua residência em Tabuleiro do Norte. Dois homens em uma motocicleta efetuaram pelo menos nove disparos contra o vereador.
A sogra do político, de 75 anos, foi atingida por dois disparos, enquanto outra mulher conseguiu fugir ilesa. O vereador não resistiu e faleceu no local. Após o ataque, os suspeitos fugiram.
A partir de investigações, a polícia localizou outros dois suspeitos. Em Russas, um homem de 37 anos foi identificado como responsável por transportar os atiradores até Fortaleza. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Russas e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por favorecimento pessoal.
Na zona rural de Tabuleiro do Norte, outro suspeito, de 19 anos, foi preso em flagrante com uma pistola de numeração suprimida, munições e carregadores. Uma arma encontrada em um terreno será periciada para confirmar se foi utilizada no crime contra o vereador.
Carreira política de Marcos Aurélio
Natural de Tabuleiro do Norte, Marcos Aurélio era um político de grande relevância local. Ele foi reeleito este ano para seu quarto mandato como vereador, sendo o mais votado do município, com 1.508 votos.
O vereador era cotado para assumir a presidência da Câmara Municipal durante o biênio 2025-2027.
A Prefeitura de Tabuleiro do Norte decretou luto oficial de três dias em homenagem ao político, que recebeu uma sessão fúnebre na sexta-feira (27).
Investigação em andamento
O caso segue sendo investigado pela Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, que apura a motivação do crime e a possível participação de outros envolvidos.