A previsão do tempo para o Ceará entre esta segunda-feira (31) e quarta-feira (2) aponta condições favoráveis para chuvas nas macrorregiões do Litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Nas demais áreas, as precipitações devem ocorrer de forma isolada e em períodos específicos, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda-feira (31), o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado. As chuvas, de intensidade fraca a moderada, devem se concentrar no Litoral, Ibiapaba e norte do Sertão Central, principalmente durante a manhã e a tarde. Durante a noite, a tendência é de redução das precipitações nessas áreas.
Para terça-feira (1) e quarta-feira (2), as chuvas devem continuar mais intensas no norte do estado. No Litoral, as precipitações são esperadas entre o meio e o final da manhã de terça-feira, enquanto na quarta-feira devem ocorrer já na madrugada, estendendo-se pela manhã e tarde. A intensidade deve variar entre fraca e moderada.
Veja também
No centro-sul do Ceará, incluindo as regiões do Cariri, sul dos Inhamuns e Jaguaribana, a tendência é de diminuição da nebulosidade, o que deve favorecer a elevação das temperaturas durante as tardes, podendo atingir até 37°C.
Causas das chuvas e deslocamento de sistemas meteorológicos
De acordo com a Funceme, as chuvas previstas estão associadas à formação de áreas de instabilidade, efeitos locais, como o sistema de brisa, temperaturas e umidade elevadas, além da interação dos ventos com o relevo. Além disso, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) para o norte do Brasil também influenciam o clima nos próximos dias.
Previsão para Fortaleza e Região Metropolitana
Na capital e cidades vizinhas, a previsão indica chuvas entre segunda e quarta-feira, concentradas no final da madrugada e manhã, com intensidade variando de fraca a moderada. Também há possibilidade de precipitações isoladas durante a tarde e noite de terça e quarta-feira.
A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e se preparar para as mudanças no tempo, especialmente nas regiões onde as chuvas são mais frequentes.