O Governo do Ceará promoveu, nesta sexta-feira (13), a formatura de 1.099 novos soldados e 30 tenentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em uma cerimônia marcada pela presença de autoridades estaduais. O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, além de outros representantes do governo e da segurança pública.
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da nova turma para o fortalecimento das ações de segurança no estado. “Hoje estamos nessa formatura que representa um momento muito importante para o fortalecimento da Polícia Militar do Ceará, para continuarmos intensificando o enfrentamento ao crime organizado”, afirmou. Além dos soldados formados, o Estado tem 388 policiais militares em treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
Os novos policiais serão distribuídos entre a capital, a Região Metropolitana de Fortaleza e as regiões Norte e Sul do estado, conforme análise da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). “Faremos essa divisão com base em dados, que mostram onde há maior incidência de crimes e onde há necessidade de mais efetivo”, explicou o secretário Roberto Sá.
Veja também
Além dos novos soldados, 30 tenentes do Quadro de Oficiais Complementares foram promovidos. Eles atuarão na Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE, responsável por oferecer apoio biopsicossocial, odontológico e laboratorial a policiais e bombeiros militares, bem como a seus familiares e funcionários civis.
O comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, ressaltou que a promoção dos novos policiais representa um investimento tanto na segurança pública quanto no bem-estar dos profissionais. “O que temos aqui significa que nos preocupamos com a segurança pública por dois vieses: o viés da segurança ostensiva e o viés social, de cuidar daqueles que cuidam da segurança pública”, afirmou o coronel.
“Nossa missão é servir”
A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, com abraços, sorrisos e lágrimas de gratidão. Para muitos, como o soldado Mendes, a formatura foi a realização de um sonho. Natural da Paraíba, Mendes contou que sempre sonhou em ser policial militar, mesmo tendo seguido outra carreira. “Esse aqui sempre foi meu sonho e hoje estou realizando”, compartilhou emocionado.
A soldado Brena Lima também celebrou o momento, afirmando que está pronta para servir à sociedade cearense. “Eu e minhas irmãs de farda estamos preparadas para garantir a segurança dos cearenses”, disse.
Oradora da turma, a soldado Cristiane de Alcântara expressou a honra de representar seus colegas e destacou o compromisso com a segurança pública. “Hoje estamos prontos para o compromisso que assumimos, servir e proteger a sociedade cearense, mesmo diante dos maiores desafios”, concluiu Cristiane.
A formatura simboliza o empenho contínuo do Governo do Ceará em fortalecer as forças de segurança, garantindo maior proteção para toda a população do estado.