Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) partiu nesta quinta-feira (9) com destino ao Rio Grande do Sul, em uma missão humanitária para auxiliar nas buscas e resgates das vítimas das recentes enchentes que têm devastado o estado desde a semana passada. Composta por 12 especialistas e dois cães treinados em resgate, além de dois barcos e três viaturas, a equipe embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, expressou sua solidariedade e apoio à ação, destacando o empenho do Estado em contribuir para as operações de resgate. “O Governo do Ceará destinou 12 profissionais dos bombeiros, dois cães, dois barcos e três viaturas. Além disso, um helicóptero da Ciopaer/SSPDS, com mais cinco profissionais, foi enviado ao RS na última terça (7). Desejo um ótimo trabalho aos militares envolvidos nesta operação de salvamento ao povo gaúcho”, ressaltou em publicação nas redes sociais.
Veja também
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Coronel Cláudio Barreto, enfatizou a preparação e competência das equipes enviadas ao Rio Grande do Sul. “Todas as equipes são especializadas, tanto na área de salvamento quanto na área de salvamento aquático, e também com os nossos mergulhadores. Eu tenho certeza de que essa nossa tropa vai fazer, sim, toda a diferença. Vai ajudar o povo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Até o momento desta publicação, as enchentes no Rio Grande do Sul já causaram 107 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil do estado. Há ainda 136 desaparecidos e estima-se que pelo menos 1,4 milhão de pessoas tenham sido afetadas.
Além do apoio operacional, o Estado do Ceará lançou a campanha “Força Solidária Rio Grande do Sul” para arrecadar doações e enviar auxílio às vítimas das enchentes. Os cearenses podem contribuir com alimentos não perecíveis, água potável, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho, que serão enviados em parceria com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul. O governador Elmano de Freitas anunciou o envio de 66 toneladas de alimentos e 10 mil litros de água potável para o povo gaúcho, com aprovação da Assembleia Legislativa estadual.