Entre a tarde de quarta-feira (23) e a manhã desta quinta-feira (24), o Ceará recebeu mais dois lotes de vacinas para dar sequência à imunização dos cearenses contra a covid-19. O lote de quarta, com 180.500 doses de Astrazeneca, será utilizado como reforço na vacinação da população adulta. Já a carga desta quinta contém 191.800 doses da Janssen para a aplicação de segunda dose (D2) em adultos que já receberam a primeira dose (D1) do imunizante.
É aguardada a chegada de mais um carregamento, no início da tarde de sexta-feira (25), com 441.600 doses da CoronaVac que serão utilizadas como D1 e D2 para crianças de 6 a 11 anos. “Amanhã está prevista, ainda, a chegada de 441.600 doses de CoronaVac, para imunização das crianças a partir de 6 anos. Não temos medido esforços para vacinar nossa população o mais rápido possível”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana, em suas redes sociais.
As remessas chegam ao Ceará por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Após desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza, as cargas são encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde seguem para distribuição aos municípios em até 24 horas, por meio de rotas aéreas e terrestres.