Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) responsáveis pelo desenvolvimento da vacina contra Covid-19 deverão participar de um encontro com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para tratar da produção do imunizante cearense. A decisão é fruto de articulação liderada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, junto à presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.
Os detalhes do encontro foram tratados em reunião na segunda-feira (24), no gabinete da reitoria da Uece, em que participaram Inácio, o reitor Hidelbrando Soares, o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, e os pesquisadores Ney de Carvalho e Izabel Florindo Guedes, do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/Uece), onde está sendo desenvolvida a vacina. Estiveram presentes ainda, pela Fiocruz Ceará, a pesquisadora Carla Celedônio; e pela Uece, o vice-reitor Dárcio Teixeira e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lúcia Duarte.
Na reunião, ficou acordada a realização de oficina de trabalho entre Uece e Fiocruz ainda no mês de junho, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas instituições com vistas à fabricação da HH-120-Defenser, nome do imunizante cearense. No momento, a vacina encontra-se em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicabilidade de testes com humanos.