Bombeiros do Ceará chegam a Petrópolis para reforçar buscas

Equipes da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo estão em Petrópolis atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Rio

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) chegaram, na madrugada desse sábado (20), à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para auxiliar os trabalhos de resgates de vítimas em áreas afetadas pelas chuvas. A composição enviada conta com o auxílio de cães farejadores e equipamentos para captação de escuta sísmica e acústica, além de uma câmera 360º. O regresso ao Ceará deve ocorrer em 24 de fevereiro de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na ocasião, foram enviados seis militares, entre capitães, subtenentes e soldados. Na composição, constam especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e da Companhia de Busca com Cães (CBCães).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No local, estão atuando ainda os cães farejadores Tupã, da raça boiadeiro australiano, e os labradores Nala e Anny. Os animais foram utilizados nos resgates do Edifício Andréas, em Fortaleza, e em Brumadinho, em Minas Gerais. A capitã do CBMCE, Carolina Olinda, ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizados pelos bombeiros cearenses.

“Os resgates estão focados em três áreas afetadas. As denominamos de Alfa, Bravo e Charlie. Dentro dessas áreas há subsetores para onde as equipes são designadas. Dessa forma, trabalharemos em conjunto com outras equipes indo das principais áreas atingidas até as outras áreas, utilizando os cães para agirem no reconhecimento dos locais, onde estejam as vítimas”, disse ela.

Foto: Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará

A capitã também destacou a atuação dos cães nos trabalhos de buscas na cidade. “Esses animais já atuaram em outros importantes resgates e são bem treinados para esses tipos de ocorrências. Nossos cães, Nala e Tupã, junto com seus binômios capitão Eliomar Cordeiro Alves e subtenente J.Maria, já conseguiram sinalizar alguns locais de possíveis vítimas, onde as equipes deram inicio ao trabalho para realizar o resgate. Portanto, estamos conseguimos identificar e trabalhar juntos as equipes do Rio de Janeiro. Contribuindo assim, na aceleração do processo de localização de vítimas, diminuindo os esforços das equipes de campo e levando alento aos familiares”, concluiu ela.

Foto: Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará

Devido ao revezamento das equipes e descanso dos cães, neste domingo (20), a equipe do Ceará estará de folga, e os animais passarão por um tratamento dermatológico em clínicas veterinárias, pois se submeteram a buscas em área contaminadas. “Essa atenção à saúde dos nossos animais é essencial não apenas para a operação, como para o futuro dos cães de busca do Ceará”, frisou o bombeiro militar veterinário, soldado Dyego Soares Gomes, do CBMCE.

Nesta segunda-feira (21), os bombeiros militares cearenses juntamente com seus cães retornarão aos trabalhos de busca e resgate nas áreas atingidas. A composição deve regressar ao Ceará no próximo dia 24 de fevereiro. Além dos militares, o CBMCE enviou equipamentos de alta geração para captação de escuta sísmica e acústica e uma câmera 360º.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!