As unidades do SUS continuam a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado de Minas Gerais. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.
A mobilização dos municípios mineiros pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada em março, já contabilizou mais de 4,7 milhões de doses aplicadas. Até o momento, 47% do grupo prioritário da ação – composto por 8,8 milhões de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde.
A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.
A decisão aconteceu por conta da disponibilidade de doses da vacina e pelo momento epidemiológico. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.
“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.
O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, convida a população mineira a comparecer aos postos de vacinação.
“A vacina da influenza está disponível nos postos de saúde e a gente chama a população para que tome a vacina e que com isso a gente tenha um período sazonal com menor número de internações, menor número de casos graves que a vacina certamente contribui para um cenário melhor.”
Patos de Minas, no Alto Paranaíba, registra uma cobertura vacinal acima da média estadual. O município vacinou, até o momento, mais de 50% de pessoas do grupo prioritário. Ao todo, foram aplicadas mais de 41 mil doses da vacina trivalente.
Como estratégia para aumentar as taxas de vacinação, a prefeitura investe na divulgação das datas, dos locais, dos grupos a serem atendidos com prioridade, com mensagens de reforço à importância de todos se vacinarem.
A tática funcionou para a psicóloga Nathalia Mota, de 35 anos, que mora no bairro Aurélio Caixeta.
“Não sou de nenhum grupo de risco, mas convivo com pessoas que são — e acredito que esse seja um fator que ressalta ainda mais a importância da imunização.”
Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.
VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias
Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz
Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave